top of page

Ansiedade: Faça as pazes com a sua mente

  • Foto do escritor: Ariane
    Ariane
  • 24 de abr. de 2020
  • 2 min de leitura

Vou dizer um pouco a vocês sobre a minha opinião e experiência com o transtorno da ansiedade. Confira abaixo.


Queria conversar um pouco com vocês sobre um tópico que me acompanha diariamente; não só a mim, mas também a mais da metade da população mundial: A ansiedade.

No dicionário, A ansiedade é descrita como “o sentimento desagradável de terror por eventos antecipados, tal como a sensação de morte iminente”, ou seja, pessoas que sofrem desse transtorno se tornam apreensivas e nervosas, geralmente com sintomas como tremedeira e falta de ar, agitação e insônia.

Ansiedade e eu

Minha experiência com a ansiedade vem de longo prazo, eu diria desde os meus 9/10 anos de idade. No começo, como eu era criança, somente reparava que havia algo errado porque às vezes alguém vinha me perguntar porque eu estava tremendo (não era algo tão aparente, mas em algumas situações era possível notar) e eu não sabia o que dizer, mas felizmente aprendi a lidar.

Controlando a ansiedade

Com o tempo, fui entendendo melhor a minha ansiedade, e aprendi técnicas para controlar e me acalmar quando isso acontece. Se você sofre desse transtorno, vá ao médico, mas também tente criar rotinas que te permitam ter uma folga, um tempo para cuidar de você. Ansiedade não é brincadeira.


Algumas das técnicas que me auxiliam com a ansiedade são:


· Respiração;

· aroma-terapia;

· boas horas de sono;

· exercícios físicos;

· chás.

· Médicos e nutricionistas também recomendam evitar cafeína, mas se já for adepto, tente ao menos diminuir a dose.

Influência da ansiedade

Sempre tive vergonha de falar sobre o assunto, principalmente durante a infância, mas sofrer de ansiedade me fez perceber muitos dos fatores que ligam a isso, como por exemplo, o stress. Eu, tenho excesso de futuro. Penso demais, me preocupo demais. A primeira recomendação é sempre se consultar com um médico, mas no meu caso nenhum medicamento que eu tenha tomado resolveu.

Acredite ou não, mas o meu “problema” já me ajudou inúmeras vezes. Sinto que foi um dos fatores que também influenciou na minha personalidade. Minha ansiedade me tornou mais atenta aos detalhes, e me ajudou a tomar mais conta de mim.

Se o transtorno não passar, faça como eu e se apoie em técnicas para diminuir os sintomas e tente de alguma forma usar isso a seu favor.




Sua mente comanda o seu corpo.




Você comanda você.

1 comentario


isc.ribeiro
28 abr 2020

Just a bad day, not a bad life.


To orgulhosa Ari! Obrigada por esse post. Conta comigo sempre.

Me gusta

© 2020 por Ariane Ramalho. 

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
bottom of page