top of page

Como foi o primeiro ano de uma estudante brasileira nos EUA, com Isabela Ribeiro.

  • Foto do escritor: Ariane
    Ariane
  • 19 de jun. de 2020
  • 3 min de leitura

Isabela Ribeiro é brasileira, estudante de administração e gestão financeira, e concluiu o seu Freshman year (primeiro ano) de universidade na Park University, em Missouri. Vejam abaixo como ela descreve sua experiência estudando fora do país pela primeira vez.


Isabela (Chief's Stadium)

Como é um dia típico de faculdade para você?

Isabela: “Os dias na faculdade são bastante diversificados, as aulas e os treinos de voleibol, que fazem parte da minha rotina, não são nada enjoativos e sempre dão prazer de ir, as pessoas lá também são sempre muito interativas e sempre inventam alguma coisa diferente pra fazer. Além disso, a convivência com as pessoas de lá é muito boa porque apesar dos americanos serem frios a galera da faculdade está sempre se ajudando.”


Como está sendo sua experiência estudando nos Estados Unidos pela primeira vez?

Isabela: “É como se eu vivesse um sonho todos os dias e a Isabela de 15 anos está muito feliz. Eu sempre quis estudar fora do país, conhecer outra língua e viver uma diferente cultura, é um amadurecimento que eu não consigo nem explicar.”


Você já sofreu algum tipo de preconceito por ser nova na faculdade/país?

Isabela: “A Park University e os alunos de lá são muito receptivos com os novos alunos, eu nunca sofri nenhum preconceito dentro da escola e sempre as pessoas estavam dispostas para me ajudar de alguma forma. Eu acabei fazendo amizades com facilidade e muitas delas eu mantenho até hoje, mesmo que só para dizer oi no corredor.”


Você acha que a língua inglesa foi uma barreira para você em questão de interação com outros estudantes ou durante as aulas?

Isabela: “O meu maior problema com o inglês foi a insegurança em ter que falar com as pessoas em sala ou quando eu precisava dar minha opinião sobre alguma coisa dentro da aula. Eu só entendi que isso ia ser melhor quando eu colocasse minha cara a tapa e interagisse com as pessoas, porque só assim a gente aprende.”


Os seus professores e colegas de classe foram legais com você e estavam dispostos a te ajudar?

Isabela: “Todos os dias desde em que cheguei eu nos EUA, eu tive ajuda de uma pessoa diferente. As pessoas estão sempre dispostas a te ajudar se você quiser ser ajudado e procurar por isso. Mesmo que, às vezes, a vergonha de falar com professores ou colegas de sala sobre sua dificuldade seja grande, eles serão muito compreensíveis e irão se disponibilizar para ajudar.”


Isabela (Voleibol)

Os materiais do seu curso são facilmente compreendidos por um estudante internacional em seu primeiro ano?

Isabela: “Por enquanto eu não fiz muitas aulas do meu curso, mas as que eu tive foram consideravelmente fáceis. As aulas na faculdade são meio que divididas por dificuldade e isso ajuda bastante porque até eu chegar nas mais difíceis já me adaptei com o ritmo das aulas.”


O que você achou do seu primeiro semestre? Você notou alguma mudança em você entre o seu primeiro e segundo semestre?

Isabela: “Acredito eu que o primeiro semestre longe de casa nunca é fácil, eu particularmente sofri com a saudade de casa, ainda mais que fiquei lá para o final do ano enquanto todo mundo estava em suas casas.

Eu tive muitas mudanças sim, amadureci quando vi que era eu por eu mesma e ninguém podia fazer nada por mim mesmo que meus amigos sempre estivessem do meu lado. Meu inglês melhorou, mesmo que não esteja perfeito quando eu me vi, já estava falando.”


Você tem alguma dica para futuros estudantes que iniciarão seu primeiro ano de faculdade nos EUA?

Isabela: “Alugue os livros da faculdade e veja se realmente precisa deles porque tem professor que nem usa e às vezes você gasta dinheiro sem precisar.”

 

Finalizando, Mesmo que esteja difícil continue forte, ninguém tira de você as coisas que você conquista sozinho. – Isabela Ribeiro.

 

*Imagens fornecidas pela estudante.

コメント


© 2020 por Ariane Ramalho. 

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
bottom of page