Curso de Jornalismo nos EUA, com Matheus Teles.
- Ariane
- 7 de mai. de 2020
- 3 min de leitura
Matheus Teles, natural da cidade de Santos/Brasil, é estudante internacional nos Estados Unidos. Ele cursa jornalismo/Relações públicas na Park University em Missouri, e está no seu terceiro ano de faculdade. Abaixo ele conta para a gente um pouco mais sobre o seu curso e sua experiência.

O que você acha do seu curso de jornalismo? E o que você faz?
Matheus: “Eu gosto muito de estudar a minha major* porque é algo que eu sempre quis fazer. Desde pequeno, sempre quis trabalhar com o esporte e também ter contato diretamente com as pessoas durante o meu trabalho, então decidi fazer jornalismo. Basicamente, na minha major* temos aulas de escrita jornalística, edição, ética envolvendo o jornalismo e outras vertentes da profissão.” *major = curso
Qual o grau de dificuldade do seu curso?
Matheus: “Eu não diria que meu curso é algo difícil de se fazer, mas também não é algo muito fácil. Pra ser bem-sucedido nas matérias, a pessoa necessita se esforçar, especialmente se você é um estudante internacional. Por conta do inglês não ser a nossa língua nativa, nosso nível de atenção precisa estar sempre alto para que não ocorram erros gramaticais.”
Qual a sua opinião sobre morar no campus da faculdade?
Matheus: “Eu sempre morei no campus e eu acho que isso é muito bom. A pessoa que mora dentro do campus tem sempre a companhia das outras pessoas que também moram lá, então ninguém nunca está sozinho. Também, o fato de ter um refeitório na faculdade ajuda muito porque assim eu não preciso cozinhar minha própria comida.”
O que você acha da faculdade que você estuda?
Matheus: “Eu acho que a Park University é uma boa faculdade, especialmente para estudantes internacionais. Quando cheguei nos EUA em 2017, não conhecia nada sobre o país ou o que seria morar longe de casa e eu penso que, como muitas outras pessoas chegam na mesma situação que eu, as pessoas são mais abertas e ajudam bastante.”
O que você acha de estudar com outros internacionais?
Matheus: ”Eu penso que estudar com outros estudantes internacionais é muito legal porque eu conheci muitas culturas desde que cheguei aqui. Tenho amigos de basicamente todos os continentes do mundo e isso me deixa muito feliz porque anos atrás eu não imaginaria estar vivendo e conhecendo tanta gente diferente como conheço no momento.”

Porque você escolheu jornalismo?
Matheus: “Eu sempre quis trabalhar com futebol, seja jogando ou em outra profissão. Desde pequeno sempre assisti a muitos programas esportivos e sempre gostei de todos eles. Então, pensei que seria legal estudar jornalismo, para que um dia eu pudesse trabalhar igual aquelas pessoas que eu estava vendo na TV. Essa foi uma decisão tomada há muito tempo atrás e é algo que eu sempre tive certeza de que faria.”
Onde você gostaria de trabalhar no futuro?
Matheus: “Meu sonho é trabalhar em uma organização que cubra esportes em geral. Futebol é minha grande paixão, mas também gosto de outros esportes, e ser um repórter esportivo seria algo que eu gostaria de fazer na minha carreira.”
Porque você decidiu estudar nos EUA?
Matheus: “Eu vim para os Estados Unidos estudar através de uma bolsa esportiva. A Park me mandou uma proposta com uma bolsa esportiva para que eu jogasse pela faculdade e em troca disso, eu receberia uma bolsa acadêmica. O fato de eu poder continuar jogando futebol em um bom nível e mesmo assim estudar foi o que mais me chamou atenção, e por conta disso eu decidi estudar aqui.”
Você teve algum problema fora do Brasil, mais especificamente nos EUA?
Matheus: “Eu diria que o único problema que tive fora do Brasil foi nesse semestre. Não foi um grande problema, pois eu só teria que renovar meu passaporte. Porém, eu não sabia o processo de renovação e as pessoas que trabalham no departamento de estudantes internacionais também não sabiam muito sobre o processo e então eu tive que resolver praticamente tudo sozinho.”
Gostaria de agradecer ao Matheus pela informação. Muito sucesso a você!
Comments