top of page

Voleibol Norte-Americano: Diferenças e curiosidades.

  • Foto do escritor: Ariane
    Ariane
  • 30 de jul. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 17 de mai. de 2023

Desde quando viajei, alguns amigos sempre me perguntam como funciona o voleibol estadounidense, e digo que há algumas diferenças quando comparado ao voleibol brasileiro. Confira abaixo.


Estrutura


Em geral, quando se trata de esportes, ao contrário do Brasil, que os clubes são muito mais valorizados do que as unidades de ensino, os Estados Unidos priorizam muito mais o estudante-atleta.


Quando o estudante decide participar dos jogos universitários por lá, para fazer parte de grandes times é necessário ter uma base muito boa no esporte que você pratica, pois os jogos e rotinas de treino não são para qualquer um.


As universidades providenciam a inscrição do atleta no campeonato, uniformes completos e equipamentos de qualidade para treinos e jogos, transporte, além de muitos ganharem até mesmo uma remuneração, a qual vem em forma de bolsa de estudos.


A bolsa de estudos varia com o rendimento do atleta, tanto em quadra quanto acadêmico, também sendo possível juntar a bolsa de estudos atlética com uma acadêmica. Explicarei isso melhor em um post seguinte.


Regras do voleibol


Vou falar agora sobre algumas curiosidades das regras do vôlei de lá, que no começo pode causar estranheza, mas que depois já farão parte do cotidiano.


Libero saca

Durante o jogo, o técnico pode colocar a/o libero para sacar no lugar de um dos centrais. Quando o central da rede chega no fundo, o líbero logo o substitui, e realiza o saque. Após isso, segue o jogo normalmente como estamos acostumados.


Bola pode tocar no teto da quadra

Inúmeras vezes em um jogo de voleibol americano, quando a bola tocar no teto/parede da quadra, o jogo pode seguir normalmente, caso o time conseguir continuar a jogada. (Para mim, essa regra é uma das mais estranhas e mais difíceis de realizar haha).


Não há limite para a substituição de jogadores

Durante um jogo, o técnico pode realizar quantas substituições ele bem entender, não possuindo um limite específico para cada set, como estamos acostumados.


Aquecimento: Um time de cada vez

Para realizar o aquecimento, estamos acostumados a dividir a quadra com o time adversário (meia quadra para cada time). Nos jogos universitários dos EUA, não é bem assim.


Após realizar o aquecimento, cada time tem um certo periodo de tempo (não me lembro direito quanto) para usar a quadra inteira para realizar passe, defesa, ataque (...), sempre se revezando na metade do tempo, ou seja:


Adversário

Time da casa

Adversário retorna

Time da casa retorna - fim.

 


Reforçando, estudante-atleta nos EUA recebe o mesmo tratamento que qualquer atleta profissional no Brasil receberia. dependendo do campeonato que você entrar, serão comuns as estadias em hotéis e viagens de avião.


💡 Vale a pena sair do Brasil para estudar e jogar nos EUA?

V A L E! Não apenas pelo esporte, mas pela educação de qualidade oferecida e a experiência de conhecer diversas outras culturas. Para mais informações sobre a bolsa de estudos e faculdade, veja o meu post sobre como funciona uma bolsa de estudos esportiva nos EUA

.


.


.


.


.

Comments


© 2020 por Ariane Ramalho. 

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
bottom of page